Faça do Portal Moveleiro sua página inicial Indique o Portal a um amigo Anuncie Assine o Portal Moveleiro SAC Versión en español

Assinante Portal Moveleiro: (Não sou assinante)

   

Sexta-Feira, 28 de Abril de 2006

A agilidade em trabalhar com MDF revestido

Dando seqüência ao especial sobre MDF, nesta matéria, conheça melhor as aplicações e formas de trabalhar com o MDF Revestido

O MDF Revestido é uma chapa produzida com substrato de MDF, que recebe o revestimento BP - Melamínico de Baixa Pressão - que oferece grande resistência, homogeneidade e estabilidade dimensional.

Ótimo acabamento, facilidade no uso, versatilidade na aplicação, redução de tempo e baixo custo são algumas das vantagens do uso do MDF Revestido.

Acompanhe os processos

Corte

O MDF revestido pode ser cortado em serras esquadrejadeiras manuais, seccionadoras e perfiladeiras. Em qualquer um destes equipamentos, é necessário utilizar discos de serra calçados com metal duro (Widea) reto trapezoidal. O numero de dentes, o diâmetro do disco e o perfil do dente estão associados com a qualidade de corte desejada e ao tipo de acabamento a ser utilizado.
Antes de iniciar o corte, verificar a qualidade da afiação, regulagem de altura e rotação da serra.

Para cortar o MDF BP é ideal o uso do riscador para evitar lascamento e melhorar a qualidade do corte.

Vantagens

O MDF BP permite que as faces e bordas sejam usinadas e acabadas de várias formas. Podem ser encontrado com acabamento liso ou texturizado, em vários padrões madeirados, unicolores e fantasias.O MDF BP oferece grande velocidade nas operações, agilizando os processos.

Sistemas de Fixação

O MDF BP oferece aplicação de diversos sistemas de fixação, possibilitando montagens e combinações diversas, resultando em moveis modernos e funcionais.

Fita de Borda

Seja qual for o revestimento ou acabamento das faces do MDF, é indispensável proteger os topos contra a ação da água e da umidade, inclusive as partes não visíveis.
Utilize na proteção dos topos do MDF fita de borda de PVC que oferece melhor acabamento em relação ao padrão BP da chapa.

Revestimentos BP em 1 ou 2 faces

Com acabamento BP em 1 das faces, o usuário pode realizar o acabamento desejado no outra face com tinta, verniz, lacas, lâminas e pvc. É importante que o MDF seja revestido também na face cru assim evita-se o empenamento, além de proteger a chapa de possíveis contatos com umidade.

O MDF revestido com BP nas 2 faces oferece ao usuário ganho de tempo na fabricação da peça, bastando apenas cortar, fazer as furações necessárias e proteger todas as bordas da chapa, mesmo aquelas que ficam em locais não visíveis.


Portas de correr

Para aplicar o MDF na fabricação de portas de correr é necessário o uso de ferragens adequadas para estabilidade da chapa e evitar empenamentos.

Fonte: Rita Curci - Leo Madeiras

  • Comentar
  • Compartilhar no Orkut
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
Gabster

Conteúdo Portal Moveleiro

Logo Portal Moveleiro
R. Lauro Linhares, 2055 - Sala 509 - Torre Flora
Florianópolis - SC - Brasil
sac@portalmoveleiro.com.br
© 2011 copyright - Portal Moveleiro +55 48 3025-5454

Portal Moveleiro nas redes sociais: Twitter Facebook Orkut