Faça do Portal Moveleiro sua página inicial Indique o Portal a um amigo Anuncie Assine o Portal Moveleiro SAC Versión en español

Assinante Portal Moveleiro: (Não sou assinante)

   

Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2009

Alexandre Barbosa e Marco Mastrandonakis falam sobre venda da Formóbile

O Portal Moveleiro conversou com os sócios para saber o que motivou a venda e se haverá mudanças para expositores e visitantes da feira

Na última semana a ForMóbile (Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira Móveis), comunicou sua incorporação pela Brazil Trade Shows (BTS), empresa especializada em mídias de negócios, com atuação nos ramos de feiras, publicações especializadas, mídias on-line e eventos. O Portal Moveleiro conversou com o diretor-presidente da ForMóbile, Alexandre Barbosa, e com o presidente da BTS, Marco Mastrandonakis, para saber o que motivou a venda e se haverá mudanças para expositores e visitantes da feira.


Portal Moveleiro - O que motivou a BTS a se inserir também no setor moveleiro?

Marco Mastrandonakis - A BTS está sempre em busca de novos setores econômicos, e de empresas que tenham alto grau de responsabilidade com os produtos e, principalmente, alto grau de administração interna. Somos líderes na América Latina no setor de alimentos e bebidas e temos uma missão de, em 5 anos, sermos líderes em outros três setores econômicos.


Portal Moveleiro - Por que a escolha da Formóbile?

Marco Mastrandonakis - Ao analisarmos o setor e a empresa dirigida pelo Alexandre Barbosa, nós encontramos uma mina de ouro no que diz respeito a quantidade de produtos incubados, uma equipe extraordinariamente pronta para criar novos produtos e novos projetos em abundância. Isso vem de encontro com as nossas necessidades.

Ninguém produz alimento e bebida nenhum da Argentina ao México sem passar por algum dos produtos da BTS, seja uma feira, evento ou publicação. E nós deslumbramos a mesma possibilidade, com o grau de relacionamento e de respeitabilidade e a riqueza do banco de dados da indústria e comércio que a Formóbile tem para oferecer. Portanto, essa aquisição tem o objetivo muito claro de fazer que esse nosso novo sócio, o Alexandre Barbosa, traga para dentro da BTS todo o “know how” que esse time tem. E a BTS tem a obrigação de oferecer todo o apoio de marketing, de comunicação e de operação para fazer com que esses eventos sejam cumpridos como são esperados pelo mercado.


Portal Moveleiro - Como foi para a Fortmóbile receber a proposta da BTS?

Alexandre Barbosa - O projeto que a BTS tem foi fundamental e me seduziu, tanto que não só vendi, como me tornei sócio. A empresa tem uma estrutura que já faz feiras líderes no segmento de alimentos e bebidas e encontrou uma feira que, em três edições, virou “top of mind” na cabeça do setor moveleiro, e é a maior feira da América Latina. É o casamento perfeito de uma feira de sucesso, como a Formóbile, e um grupo como a BTS.


Portal Moveleiro - Vai haver alguma mudança na feira?

Alexandre Barbosa - Os projetos da Formóbile continuam todos. Eu continuo como diretor do núcleo de madeira e móveis, a Araceli Silveira é a responsável pelo marketing e promoção e a Tatiane, pelo setor comercial. Deve haver mudanças, sim, em aperfeiçoamento de algumas coisas operacionais, mas nada que mude o que é a Formóbile.

Marco Mastrandonakis - Possivelmente a feira só cresça, porque nosso objetivo é efetivar o pensamento de que a Formóbile é a feira mais importante do setor para a América Latina. Queremos trazer mais empresários da Argentina, Chile, México, de todos os países da América Latina para comprar dentro da Formóbile. Além de estabelecer uma relação entre Europa, Ásia e América do Norte com a América do Sul, onde todos os negócios de madeira e móveis sejam concentrados na feira.

Uma das coisas que chama muito a atenção nesse processo todo é o banco de dados e a qualidade do relacionamento da equipe e do próprio Alexandre Barbosa. Hoje, o mercado tem necessidade de que seja realizada uma feira que unifique as necessidades dos expositores e dos polos moveleiros de todo o Brasil, que são os visitantes da feira. Esse é um plano que já estava sendo encaminhado e acredito que agora entre em fase de execução.


Portal Moveleiro - A feira deve crescer ainda mais?

Marco Mastrandonakis - Queremos que a Formóbile seja uma grande feira nacional, que represente a potência da exportação brasileira e que tenha representação política regional, mas polarizada em um único ponto. E um outro aspecto que nos leva a isso é o fato de que grandes promotoras de feiras européias tendem a vir para a América Latina e já há a tendência de se unir à BTS para elaborar projetos customizados para a América Latina.

Isso não está distante de acontecer com Formóbile. Através do nosso núcleo de madeira-móveis, dirigido pelo Alexandre Barbosa, é muito possível que aumente ainda mais o interesse de grandes feiras européias do setor moveleiro virem para o Brasil, para falar com a América Latina. Hoje nossa posição é muito privilegiada pelo banco de dados, pelos visitantes da feira, pelos relacionamentos internacionais tanto da Formóbile, quanto da BTS e pela necessidade de realização de um grande evento para América Latina, por isso podemos evoluir em um processo como esse.


Portal Moveleiro - Para os moveleiros, essa união só trará vantagens?

Marco Mastrandonakis - Sem dúvidas. A partir do momento que há uma consolidação do banco de dados, o interesse dos europeus, o custo Brasil, o desenvolvimento dos produtos brasileiros para móveis, o crescimento do setor de construção civil no país, as grandes linhas de decoração, não há dúvida nenhuma de que a gente possa se transformar e realizar em conjunto com uma promotora internacional, ou de dentro do Brasil, um grande evento do setor. O fato é que o Brasil precisa de um grande encontro nacional para exportação, para mostrar para o mundo o tamanho de sua produção, criatividade e bom gosto.

Quando vem uma feira do exterior para o Brasil, ela tem a missão governamental de trazer expositores de origem para cá. Nossa idéia é mostrar o contraponto, o quanto o Brasil é poderoso nesse sentido. Portanto, existe uma possibilidade enorme de realização de novos projetos. A Formóbile realiza o Projeto Formar, que em 2011 passa a ser uma feira independente para os marceneiros e que contextualiza uma série de coisas até na linha educacional, além de outros aspectos como a sustentabilidade e replantio de madeira. Então, podemos atuar como “suppliers” para a indústria ou de ponta a ponta no comércio e exportações também. O mais importante é que a união com BTS trouxe não só um grupo de profissionais competentes para nos ajudar a fazer esse trabalho, mas, principalmente, uma família que se dedica a esse setor há mais de 25 anos.

Alexandre Barbosa - Temos hoje estrutura para fazer qualquer tipo de feira e parceria e vamos estudar que todas as propostas que forem necessárias. Existem várias feiras no exterior de móveis, matérias-primas, escritório e hotéis, que estão vindo para a América Latina para ganhar novos mercados e nós estamos aqui prontos para receber novos parceiros.


audioOuça o áudio




Fonte: Portal Moveleiro

  • Comentar
  • Compartilhar no Orkut
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook

Conteúdo Portal Moveleiro

Logo Portal Moveleiro
R. Lauro Linhares, 2055 - Sala 509 - Torre Flora
Florianópolis - SC - Brasil
sac@portalmoveleiro.com.br
© 2011 copyright - Portal Moveleiro +55 48 3025-5454

Portal Moveleiro nas redes sociais: Twitter Facebook Orkut