Faça do Portal Moveleiro sua página inicial Indique o Portal a um amigo Anuncie Assine o Portal Moveleiro SAC Versión en español

Assinante Portal Moveleiro: (Não sou assinante)

   

Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2009

ESPECIAL - Após longa batalha setor moveleiro conquista redução do IPI

ESPECIAL - Após longa batalha setor moveleiro conquista redução do IPI ESPECIAL - Após longa batalha setor moveleiro conquista redução do IPI

Com a publicação do drecreto no Diário Oficial da União, que saiu hoje (27) a retirada do imposto nos valores serão imediatas, tanto para redução no varejo quanto para repasse ao consumidor

Na última quarta-feira (25/11) o governo concedeu a redução do IPI ao setor moveleiro, após longa batalha travada entre as instituições ligadas ao setor e o governo federal.

Confira a entrevista coletiva concedida pelo Ministro Guido Mantega, com o anúncio da isenção do IPI para o setor moveleiro.

 



Abimóvel, Abipa e IDV entregaram dia 19 de novembro ao Ministro um estudo sobre as vendas no setor e expondo novamente a necessidade da redução do IPI por seis meses. Após sucessivas negativas, finalmente o benefício foi concedido com validade aproximada de quatro meses.

 

Veja como ficam as alíquotas de IPI para móveis 

Item

% original % novo
Móveis de Madeira                    5 0
Móveis de Metal 10 0
Móveis de Metal (Cozinhas) 5 0
Móveis de outros materiais    10 0
Móveis de plástico 10 0
Assentos e partes 10 0
Painéis de partículas 10 0

 

A medida permitirá que os estoques sejam refaturados, de modo que a redução tenha efeito imediato no setor varejista. A desoneração desses produtos representará uma redução de R$ 217 milhões em impostos.

 

Para a Fecomercio a medida é encarada com otimisto e boas expectativas. “O governo parece acompanhar de perto as pesquisas de varejo, desonerando impostos aos setores que tiveram problemas com crédito. Desde o final de 2008 e ao longo de 2009 foi ajustando sua política de estímulo ao consumo de forma bastante lógica, no tocante ao IPI”, afirma Antonio Carlos Borges, diretor executivo da Fecomercio.

Com a redução também aplicada a painéis de madeira os efeitos foram imediatos nas cotações das empresas do segmento listadas na Bovespa, as ações da Duratex tiveram um salto de 4,39% e as da Eucatex 2,60% no dia da concessão.

 

Para o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Moveleiro Renato Molling (PP), que acompanhou o anúncio das medidas em Brasília ao lado da presidente da Movergs, Maristela Longhi, "o anúncio do IPI zero para os móveis nacionais até março é a garantia de que o setor pode voltar a crescer e gerar novos empregos".

"Todo o setor reúne mais de 15 mil indústrias e gera 260 mil empregos formais”, destacou o deputado ao lembrar que os exportadores tiveram uma queda de 30% em 2009.

Para José Luiz Diaz Fernandez, presidente da Abimóvel, apesar de todos os contratempos e impasses, a esperança esteve presente até o último momento, prova disso, é a conquista alcançada pelas entidades ligadas ao setor. "Nossas esperanças se mantiveram até o último momento, e com a certeza de que a medida seria de suma importância para o setor moveleiro", constatou o presidente.

 

“Os impactos dessa medida serão formidáveis. Teremos a manutenção dos empregos, o acréscimo da força de trabalho e um aumento de arrecadação do governo com impostos em 12%, tanto na esfera estadual quanto na federal”, ressalta Fernandez. Ele esteve reunido por diversas vezes com representantes do Governo Federal, sendo que o último encontro aconteceu dia 19 de outubro, em Brasília, com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo e contou com a participação do diretor de planejamento da Abipa (Associação Brasileira das Indústrias de Painéis de Madeira), Irineu Govea e representantes da Movergs (Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul). 

 


José Luiz Diaz Fernandez - presidente da Abimóvel

 

Com a publicação do drecreto no Diário Oficial da União, que saiu hoje (27) a retirada do imposto nos valores e ações serão imediatas, tanto para redução no varejo quanto para repasse ao consumidor final.

Para Flávio Maluf, diretor-presidente da Eucatex, empresa fabricante de painéis de madeira, a concessão repara de uma forma muito correta uma injustiça cometida pelo governo, pois a disputa entre os produtos se torna igualitária no ponto de venda. "Esse pleito não é só dos fabricantes de chapas mas também dos varejistas e fabricantes de móveis, que sofreram ao longo desse ano essa disparidade", afirmou Maluf. Confira na íntegra a declaração de Flávio Maluf com exclusividade ao Portal Moveleiro.

 


Flávio Maluf - diretor-presidente Eucatex

 

Para Gustavo Aquino, gerente de marketing da Colibri Móveis, localizada na cidade de Arapongas/ PR, a medida é um pouco tardia já que as compras de móveis para o final do ano, já foram realizadas pelos lojistas, porém, com certeza irá trazer benefícios ao setor. "Se houver uma divulgação da mídia de massa ao consumidor final, do mesmo modo que ocorreu com as demais isenções, divulgando a redução do IPI para o setor de móveis, o mercado reagirá e trará efeitos positivos", ressaltou Gustavo. Ouça na íntegra a declaração do gerente de marketing.

 


Gustavo Aquino - gerente de mkt. da Colibri Móveis

 

Maristela Longhi, presidente da Movergs, esteve presente durante o anúncio do governo para a redução do IPI e é otimista em relação aos benefícios que a ação trará para toda cadeia madeira móveis. "Temos uma previsão de aumento nas vendas acima de 10%, ajudando o setor a recuperar os índices de previsão para o fim do ano". Maristela argumentou sobre a relevância e necessidade do benefício ao setor.

 


Maristela Longhi - presidente da Movergs

 

 Até o dia 31 de março de 2010 o imposto para o setor de móveis fica retido e assim,  a redução deve permitir ao setor alavancar novos negócios neste final de ano, onde as vendas normalmente já tem aumento significativo e também no início de 2010, momento em que as vendas normalmente se estabilizam e seus índices têm leve declínio.

 

Se você quiser conferir na íntegra a publicação no Diário Oficial clique aqui

Fonte: Indaíra Laureano | Portal Moveleiro

  • Comentar
  • Compartilhar no Orkut
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook

Conteúdo Portal Moveleiro

Logo Portal Moveleiro
R. Lauro Linhares, 2055 - Sala 509 - Torre Flora
Florianópolis - SC - Brasil
sac@portalmoveleiro.com.br
© 2011 copyright - Portal Moveleiro +55 48 3025-5454

Portal Moveleiro nas redes sociais: Twitter Facebook Orkut