Faça do Portal Moveleiro sua página inicial Indique o Portal a um amigo Anuncie Assine o Portal Moveleiro SAC Versión en español

Assinante Portal Moveleiro: (Não sou assinante)

   

Sexta-Feira, 19 de Março de 2010

ÁUDIO - Feira abre calendário de negócios do setor moveleiro

ÁUDIO - Feira abre calendário de negócios do setor moveleiro ÁUDIO - Feira abre calendário de negócios do setor moveleiro

Expositores apostam em lançamentos de tecnologias, maquinários e acessórios para o mercado em 2010

Arapongas / PR -  A sétima edição da FIQ – Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias- Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira, de 13 a 16 de abril, no Expoara, em Arapongas/PR, será palco da exposição de novidades que serão apresentadas pela indústria fornecedora do setor moveleiro. Apostando no aquecimento da economia brasileira e ainda na forte demanda pela aquisição de mobiliário, estimulada pelo avanço da construção civil, expositores preparam lançamentos para estimular negócios no setor. A feira terá cerca de 200 expositores, com a perspectiva de receber público visitante de 20 mil pessoas do país e do exterior. 
 
Uma das novidades do evento será o Espaço Marceneiro que contará com uma marcenaria em funcionamento para proporcionar ao visitante o contato direto com máquinas e equipamentos aliados ao processo produtivo e às novas técnicas de operação. Neste espaço estará a linha completa de máquinas para marcenaria VIMA, novidade da Marjos do Brasil, alinhadas em linha de produção.
 
Em paralelo, o visitante participa de oficinas tecnológicas coordenadas pelo Senai Cetmam com o apoio da empresa de software Top Solid, subsidiária de uma empresa francesa com 30 anos de experiência em elaboração de softwares. Depois da execução do software, o conteúdo será aplicado pelos participantes na produção de móveis no Espaço Marceneiro. Os painéis serão cedidos pela Berneck e os móveis produzidos serão doados para a Apae de Arapongas.
 
Durante as oficinas, os participantes poderão conhecer a nova versão do software TopSolid’Wood, projetado para auxiliar nos projetos de design da indústria moveleira,  e as inovações do TopSolid’WoodCam para programação automática dos centros de usinagem CNC. Será possível ainda conhecer o TopSolid’Planner (aplicativo para frente de loja que trabalha integrado com a fábrica ) e o Ardis (software belga líder de mercado na geração de lay-out de corte conjugado com a programação de seccionadoras e centros de furação CNC). Segundo Glauber Longo, diretor da Top Solid, com a solução integrada TopSolid’Wood, TopSolid’WoodCam e Ardis é possível acelerar a criação dos projetos dos móveis combinado com a programação automática das máquinas CNC que irão fabricá-los. E com o TopSolid’Planner será possível  modificar os móveis no ponto de venda com a segurança de que as alterações não irão gerar retrabalhos ou riscos na fabricação sob medida.
 
PIIM traz inovação
Na área da inovação e da sustentabilidade, a quarta edição do PIIM (Projeto de Inovação da Indústria Moveleira) será um palco para uma mostra dos principais produtos inovadores trazidos pelos expositores da FIQ, selecionados nos setores de equipamentos, tecidos, acessórios, componentes, matérias-primas, tintas e vernizes, dentro outros produtos expostos no evento. Estarão expostos 28 protótipos. O principal objetivo do PIIM é dar visibilidade aos produtos inovadores das indústrias expositoras que atendam aos critérios de viabilidade sócio-ambiental, aumento de produtividade com a inovação, melhoria da apresentação final do produto moveleiro, e redução de custos de produção, logístico e de montagem.
 
Logística terá área própria
Uma área de 1000 metros quadrados foi reservada para expositores exclusivos de logística nas áreas de transporte, armazenagem, distribuição e movimentação de mercadorias, ampliando as possibilidades de contatos de fabricantes moveleiros com a distribuição do mobiliário no país e exterior. Uma das novidades será apresentada pelo Sest/Senat, entidade da Confederação Nacional de Transporte, que participa do espaço com um simulador de treinamento de motoristas, possibilitando aos visitantes experimentarem a nova tecnologia e visualizarem o software para percursos de carros e caminhões.
 
Congresso Paranaense
Durante a FIQ, será realizado o 1º Congresso e 4º Seminário Moveleiro Paranaense, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Conselho Setorial da Indústria Moveleira, com apoio do Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Paraná (Simov), do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima) e do Sindicato das Indústrias da Marcenaria de Francisco Beltrão (Sindimadmov). Nos dias 14 e 15, respectivamente em Curitiba e Arapongas, o Congresso terá uma programação de palestras e workshops com especialistas do setor.
 
Um dos destaques será a presença do designer Marcelo Rosenbaum, o criativo do quadro Lar Doce Lar no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão. Além dele, quem também fará palestras tanto em Curitiba quanto em Arapongas é o italiano Francesco Balducci, do Centro Tecnológico para a Qualidade da Madeira e do Mobiliário (Cosmob), e o designer Lincoln Seragini, sócio-presidente da agência Seragini Farné Guardado, de São Paulo, considerado um dos maiores especialistas do país em branding (gestão de marcas). A programação completa do Congresso pode ser conferida no site em www.congressomoveleiro.org.br.
 
Evento científico
Em paralelo, estudantes e pesquisadores têm até o final desta semana, dia 19, para inscreverem artigos nas áreas de Design de mobiliário, Processos produtivos e Desenvolvimento de equipamentos e materiais. Os artigos serão apresentados dia 16 de abril, durante evento científico na FIQ 2010 que tem por objetivo promover a atualização dos empresários do setor, difundindo experiências e estudos que contribuam para a sustentabilidade das indústrias moveleiras no Estado do Paraná. Além disso, pretende estimular a inovação no desenvolvimento da cadeia produtiva do setor em nível nacional. O regulamento do evento científico e o formulário de inscrição estão disponíveis no site www.congressomoveleiro.org.br. Cada participante pode inscrever até dois artigos por área temática. A relação dos selecionados será divulgada a partir de 31 de março, no site do evento.
 
Mostra Texbrasil Décor
Visitantes da FIQ 2010 poderão conferir novidades trazidas pela TexBrasil Décor, mostra coordenada pelo Comitê de Decoração da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil). Na feira estarão novidades jacquards, chenille, maquinetados, rústicos, rendas, voil, organzas, matelassê e black-out, utilizados na confecção de estofados, revestimentos e tapeçaria. “Levaremos para a FIQ as principais novidades tanto em matérias-primas como em processos de produção, ampliando a visibilidade dos tecidos de decoração e estimulando o crescimento do mercado de estofados”, diz Ramiro Sanchez Palma, coordenador do TexBrasil Décor. Para confirmar a qualidade dos produtos desenvolvidos pelas indústrias participantes, o TexBrasil Décor criou o Selo Original de Ética. Por meio deste selo, as indústrias se comprometem a não reproduzirem estampas e desenhos de tecidos criados por outras empresas do grupo.
 
Caravanas
A organização da FIQ 2010 está estimulando, em parceria com sindicatos e entidades do setor, a participação de empresários de vários Estados por meio de caravanas que contam com o subsídio de 40% das despesas de viagem, via transporte rodoviário, além de atendimento diferenciado e serviços exclusivos na Feira. As caravanas são voltadas aos moveleiros, representantes comerciais, designers, entre outros profissionais ligados à cadeira produtiva do setor. Os contatos ainda podem ser feitos pelo telefone (43) 3172-5000 ou e-mail caravanas@expoara.com.
 
Polo Moveleiro de Arapongas
O Pólo Moveleiro do Norte do Paraná destaca a região como estratégica para o setor de móveis nacional. São 724 indústrias fabricantes de móveis que geram 17.435 empregos diretos e indiretos. A cidade de Arapongas concentra o maior número de empresas do setor, no total de 181, que geram 8.951 empregos diretos. Com investimento crescente em tecnologia, o Polo do Norte do Paraná está entre os que mais crescem no país, com um consumo de madeira de 420 mil metros cúbicos ao ano segundo dados de 2008 fornecidos pelo Sima – Sindicato das Indústrias Moveleiras de Arapongas. O faturamento do Polo em 2008 foi de R$ 1.125 bilhões. Nas exportações, o movimento auferido no mesmo período foi de US$ 75,21 milhões.
 
 

Ouça a entrevista concedida pelo presidente da Feira José Constantino falando sobre todas as novidades do evento e expectativas.

 

Fonte: Indaíra Laureano com informações CrCom Comunicação

  • Comentar
  • Compartilhar no Orkut
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook

Conteúdo Portal Moveleiro

Logo Portal Moveleiro
R. Lauro Linhares, 2055 - Sala 509 - Torre Flora
Florianópolis - SC - Brasil
sac@portalmoveleiro.com.br
© 2011 copyright - Portal Moveleiro +55 48 3025-5454

Portal Moveleiro nas redes sociais: Twitter Facebook Orkut