Faça do Portal Moveleiro sua página inicial Indique o Portal a um amigo Anuncie Assine o Portal Moveleiro SAC Versión en español

Assinante Portal Moveleiro: (Não sou assinante)

   

Sexta-Feira, 23 de Abril de 2010

ÁUDIO - Comitê da ABIT reúne empresas inovadoras e apresenta tendências de mercado

ÁUDIO - Comitê da ABIT reúne empresas inovadoras e apresenta tendências de mercado ÁUDIO - Comitê da ABIT reúne empresas inovadoras e apresenta tendências de mercado

Segundo Ramiro Sanchez, coordenador do Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT o diferencial entre empresas bem organizadas realmente é a inovação e criatividade

Além do mercado mobiliário, um setor que se mostra cada vez mais evoluído e preocupado com a inovação é o de tecidos. Tecidos com acabamento diferencial, matéria prima de qualidade e grande cartela de cores que atenda a necessidade dos clientes, conferem ao produto brasileiro, hoje, valor agregado e capacidade de disputar com o mercado internacional.
 
Em 2008, o TexBrasil Décor (Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT) completa 11 anos de existência. O Comitê é formado por 22 empresas, que trabalham com o objetivo de proporcionar maior visibilidade aos tecidos de decoração de empresas brasileiras, demonstrando o quanto é indiscutível a qualidade dos tecidos, desenvolvidos com criatividade e tecnologia de ponta. O Comitê têm uma produção estimada de 2 milhões de metros/mês de tecidos, em jacquards, chenille, maquinetados, rústicos, rendas, voil, organzas, matelassê e black-out.
 
Segundo Sanchez, o Brasil hoje está entre os países que mais se desenvolvem e tem criatividade para inovar em seus produtos. Apesar de o comprador do produto final, ainda ter uma cultura conservadora, isso tem mudado ano após ano com a inserção de novas cores, estampas e tecidos com brilho.
 
         
 
Para confirmar a qualidade dos produtos desenvolvidos por estas indústrias, o TexBrasil Décor criou o Selo Original de Ética. Com este selo, o cliente tem a certeza de estar comprando um tecido com desenhos e estampas originais, sem o risco de reprodução entre as empresas que compõem o grupo. O selo original de qualidade mostra uma atitude de transparência do grupo e funciona como um efetivo canal de comunicação com seus consumidores.
 
O Comitê trabalha de modo a aproximar produtores e mercado da indústria moveleira, criando oportunidades para que pequenos e médios empresários de cada região tenham acesso às informações sobre os principais lançamentos e tendências. Confira a entrevista com Ramiro Sanchez.
 
 
Ramiro Sanchez - coordenador Comitê
 
 
A Temar está fez o pré lançamento de sua coleção de tecidos com aromas de frutas cítricas durante a mostra de tecidos para decoração promovida pelo Comitê na FIQ 2010.
 
         
 
         
 
Segundo Antonio Carlos Martins, Diretor da Temar, o tecido é uma inovação na área de decoração. “Tivemos esta idéia para deixar os móveis estofados mais agradáveis no ambiente. Achamos que isso pode ser uma tendência e nós estamos arriscando neste produto.
 
A princípio a Temar está partindo de uma essência cítrica, mas outras novidades virão em breve. “O próximo passo é fazer uma pesquisa para ver quais essências agradam mais o público, mas já pensamos em algumas frutas como morango, mamão e essências como lavanda”.
 

Antonio Carlos Martins - Temar
 
 
Antonio Carlos explica que a aplicação do aroma é feito na etapa final da fabricação do tecido e o acabamento pode ser feito em qualquer composição, como linho, viscose, algodão, entre outros. A durabilidade desta aplicação de aroma depende muito do uso. “O ideal é que se faça aspiração e uma limpeza mais leve no tecido”.
 
Além da Temar a empresa Lartex, empresa que se inspira nos padrões de qualidade europeu, apresentou uma linha paralela as coleções da Lartex, voltada ao público C e D, porém, com qualidade Lartex.
 
A linha Up Design, agrega valor de percepção de design, qualidade e inovação em um produto com custo abaixo dos demais produtos da empresa. Pensando sempre em ampliar sua linha de produção, que o diretor Rubens Tadeu Pereira, investiu em um novo segmento de público que tem aumentado o poder aquisitivo.
 

Rubens Tadeu Pereira - Lartex
 
 
As coleções da Paranatex visam abastecer tanto o mercado nacional como o internacional e, ao colocar em prática esse objetivo, buscou inspiração nas culturas exóticas existentes ao redor do mundo, mostrando que é possível agregar influências de diversas culturas e através desse mix, levar ao mercado consumidor uma tendência exclusiva.
 
         
 
Suas coleções apresentam cores fortes, florais exuberantes, desenhos geométricos, com formas simplificadas e colorações mais densas, quase masculinas. Segundo o diretor da empresa, Felipe Alexandre Felipe Neto, há também os motivos típicos da Art Deco, em que predominam as linhas retas e o design abstrato. "Além dos florais com elegantes linhas alongadas, de forma que atenda um mercado antenado com as tendências e principalmente, ligado a brasilidade".
 

Felipe Alexandre Felipe Neto - Paranatex
 
 
Com seus processos produtivos integralmente certificados pelo ISO - International Organization for Standardization, e modernos equipamentos de fiação, tecelagem e acabamento de tecidos, a empresa atende todas as necessidades do mercado, desde os arrojados tecidos para moda e decoração, até os resistentes e atuais desenvolvimentos para o setor calçadista, sempre com produtos de alta tecnologia e valor agregado.
 
Com expressiva participação no mercado de bonés, a empresa também investe constantemente em lançamentos para a indústria de moda. Os tecidos para decoração surgem em coleções mais elaboradas, inspiradas nas últimas tendências internacionais do setor.
 
Apucarana, cidade sede da empresa, também tem se beneficiado com a atuação da Paranatex através de seu apoio às confecções da cidade e região. Até então, a inexistência de uma empresa beneficiadora de tecidos no Estado era um dos principais fatores que limitavam a competitividade dessas confecções. Moderna e comprometida com valores humanos, ecológicos e sociais, a Paranatex acredita que o desenvolvimento sustentável é o caminho ideal para promover o crescimento econômico e a preservação do planeta.
 

 

Fonte: Indaíra Laureano | Portal Moveleiro

  • Comentar
  • Compartilhar no Orkut
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook

Conteúdo Portal Moveleiro

Logo Portal Moveleiro
R. Lauro Linhares, 2055 - Sala 509 - Torre Flora
Florianópolis - SC - Brasil
sac@portalmoveleiro.com.br
© 2011 copyright - Portal Moveleiro +55 48 3025-5454

Portal Moveleiro nas redes sociais: Twitter Facebook Orkut