Faça do Portal Moveleiro sua página inicial Indique o Portal a um amigo Anuncie Assine o Portal Moveleiro SAC Versión en español

Assinante Portal Moveleiro: (Não sou assinante)

   

Quarta-Feira, 08 de Setrembro de 2010

ÁUDIO - Prêmio Movelpar incentiva móveis para classe C

ÁUDIO - Prêmio Movelpar incentiva móveis para classe C ÁUDIO - Prêmio Movelpar incentiva móveis para classe C

Na quinta edição do concurso, os participantes devem inscrever peças conceito que sejam adequadas ao cotidiano e se adaptem a apartamentos de até 80 metros quadrados

Estão abertas, até o dia 31 de ou­­tubro, as inscrições para a quinta edição do Prêmio Design Movel­par, realizado pelo Expoara – Cen­­tro de Eventos, de Arapongas (PR), com o Senai Arapongas e o Centro Internacional de Inovação (C2i) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Os participantes, que podem se inscrever em três modalidades – Es­­tudantes, Profissionais ou Indús­­trias –, devem desenvolver mó­­veis conceito para um residência de 80 metros quadrados, com a te­­mática “desenvolvimento de produtos para a classe C”.

Os móveis finalistas vão compor seis apartamentos, representados em plantas de tamanho real, durante a Movelpar – Feira de Móveis do Estado do Paraná 2011, que começa em14 de março de 2011, em Arapon­gas (PR). Cada uma das modalidades terá dois apartamentos, e os participantes devem inscrever móveis que se encaixem em uma das cinco categorias propostas: móveis de de­­coração; móveis para sala; mó­­veis para quarto casal e solteiro; móveis infantis; e móveis para a cozinha.

Para o gerente da unidade Senai de Arapongas, Nilson Car­­los Stefani Violato, as plan­­tas em tamanho real cons­­tituem o grande desafio do prêmio. “Os candidatos pre­­cisam encantar os jurados e visitantes com um conceito aplicado à realidade. As pessoas poderão ver, de fato, como o móvel funciona na área a qual é destinado.”

Sobre o tema desta edição, o diretor-presidente do Expoara, Wanderley Vaz de Lima, afirma que segue uma demanda cada vez maior de residências mais compactas, principalmente por conta do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida. “Queremos incentivar a produção de móveis funcionais, bonitos e acessíveis para a classe C.”

Para Ieda Tacla, coordenadora de consultoria em gestão da inovação do C2i, além de incentivar a produção de mobiliário voltado à classe C, o prêmio estimula a própria prática do design. “O contato com o de­­sign proporcionado pelo prêmio aju­­­­da os participantes e visitantes a compreendê-lo e valorizá-lo. Com isso, as in­­dústrias po­­dem investir mais no setor e pro­­fissionais e es­­tudantes podem tro­­car experiências, além de mostrarem seu trabalho.”

Como funciona

A primeira etapa, que vai até 31 de outubro, consiste no preenchimento de um formulário online, no site www.movelpar.com.br/premiodesign, e na escolha do apartamento – de acordo com a modalidade em que o candidato se encaixa – , do ambiente (categoria) que se quer decorar e do móvel a ser inscrito. Violato, do Senai Arapongas, ressalta que cada móvel permite, no máximo, dez inscrições.

“Caso o candidato seja o 11.º a tentar participar com a ca­­ma de casal, por exemplo, ele receberá um aviso de que não é possível concluir a inscrição. Nes­­se caso, pode-se inscrever outro móvel do quarto de casal ou partir para outro ambiente do apartamento, bem como para a se­­gunda opção de apartamento da modalidade”, explica.

Ao preencher o formulário online, o candidato recebe um nú­­mero de identificação e da con­­ta bancária em que deverá depositar a taxa de inscrição: R$ 10 para a modalidade Estu­dan­­tes e R$ 30 para Profissionais ou Indústrias.

Feito isso, deve levar ou enviar dois envelopes ao Senai de Arapongas, apenas com o remetente e o número de identificação na parte externa. Um deve conter a documentação preenchida do inscrito – disponível no site –, e o outro deve conter todas as lâminas do projeto, além de uma mídia digital com o material. A data limite de postagem é 31 de outubro.

Os sete jurados, diz Violato, serão escolhidos entre este mês e outubro e terão até 19 de novembro para analisar a documentação enviada pelos candidatos e escolher os finalistas.

No dia 20 de novembro, o resultado será publicado no site do prêmio, e os escolhidos terão até 19 de fevereiro de 2011 para construir os pro­tó­tipos, que deverão ser entregues no Pavilhão de Exposições do Expoara de 20 de fevereiro a 4 de março, apenas com o código da inscrição, para serem organizados nos apartamentos respectivos.

Entre os dias 14 e 15 de março, os jurados farão dois julgamentos: primeiramente, indicarão os melhores móveis de cada dois apartamentos. “Votarão, por exemplo, na melhor cama de solteiro entre as duas opções produzidas pelos Estudantes”, afirma o gerente do Senai.

Depois, os jurados apontarão os três melhores móveis de cada modalidade, que, segundo Violato, “melhor respeitam o conceito proposto pelo Prê­mio”. Todos os escolhidos receberão troféu e certificado; os três escolhidos nas modalidades Es­­tudantes e Profissionais ganharão MacBooks de versões diferentes.

O primeiro lugar em Indústria terá o produto anunciado em página inteira de revista do setor; e o segundo lugar, um anúncio de meia página. A premiação será em 15 de março de 2011.
 

Ouça novamente a entrevista com o novo presidente do Expoara, que será responsável pelo andamento das negociações para a Movelpar.

Fonte: Indaíra Laureano com informações Gazeta do Povo

  • Comentar
  • Compartilhar no Orkut
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook

Conteúdo Portal Moveleiro

Logo Portal Moveleiro
R. Lauro Linhares, 2055 - Sala 509 - Torre Flora
Florianópolis - SC - Brasil
sac@portalmoveleiro.com.br
© 2011 copyright - Portal Moveleiro +55 48 3025-5454

Portal Moveleiro nas redes sociais: Twitter Facebook Orkut