Faça do Portal Moveleiro sua página inicial Indique o Portal a um amigo Anuncie Assine o Portal Moveleiro SAC Versión en español

Assinante Portal Moveleiro: (Não sou assinante)

   

Quinta-Feira, 07 de Outubro de 2010

ÁUDIO - 4º Prêmio SENAI Design da Terra

ÁUDIO - 4º Prêmio SENAI Design da Terra ÁUDIO - 4º Prêmio SENAI Design da Terra

Concurso de Design Artesanal e Industrial de Mato Grosso

ATA DO JULGAMENTO DA PRIMEIRA ETAPA DE SELEÇÃO
Aos vinte e sete dias do mês de setembro do ano de dois mil e dez, a partir das oito horas e trinta minutos, reuniu-se a Comissão Julgadora do concurso no Auditório Ressaca, do SENAI Cuiabá, Estado de Mato Grosso.
O concurso é promovido pelo SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial por meio do Núcleo de Inovação e Design Moveleiro de Mato Grosso, com o apoio da ABCD Associação Brasileira de Críticos de Design, CIPEM, Design Brasil, Portal Moveleiro, SEBRAE MT, SIMONORTE - Sindicato Moveleiro do Norte de Mato Grosso, SINDIMÓVEL - Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário do Estado de Mato Grosso, e patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da SICME - Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia.
A comissão esteve assim constituída: Débora Lapinski, literata (UFMT) e consultora de artesanato, Ivens Fontoura, designer (UFPR), mestrado (UNAM, México), professor universitário (PUCPR e UTP) e crítico de design (O Estado do Paraná) e José Afonso Botura Portocarrero, arquiteto (FAUS – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, especialista em Planejamento Urbano, pela Dortmund – Alemanha, mestrado em História, pela UFMT e doutorado em Arquitetura, pela USP.
Além dos critérios estabelecidos no Regulamento, a Comissão Julgadora trabalhou levando em consideração dois aspectos: baixo impacto ambiental e qualidade de apresentação. Em primeiro lugar, cada um dos membros do júri examinou individualmente o material correspondente a cada um dos oitenta e nove inscritos.
Após a análise individual, o júri reexaminou em conjunto todos os projetos, confrontando e consolidando opiniões. Como resultado final, decidiu-se pela seleção de quarenta e sete projetos para a participação da segunda fase do concurso.
Para tal, apresenta-se o quadro abaixo, seguido da relação completa dos selecionados em ordem alfabética.
Categorias/ Modalidades/ Inscritos/ Selecionados
I Artesanato Artesão / Associação/Designer 30 13
III Móveis Estudante 21 09
IV Móveis Designer 29 19
V Móveis Indústria 09 06
Total 89 / 47
 
CATEGORIA ARTESANATO
I – Modalidade Artesão / Designer/ Associação (Trinta inscritos, Treze
Selecionados):
1) Cabideiro Borboleta, Stéphanie Kimie Hoshino, Londrina-PR.
2) Caixa Baú Riqueza Brasileira, Tânia Regina Pardo, SINOP-MT.
3) Coleção Plumária, Fernanda Manco Lemos, Goiânia-GO.
4) Conjunto de Lápis Nativa, Pedro Henrique Pereira Nascimento, Belo
Horizonte - MG.
5) Conjunto Fusão, Pedro Henrique Pereira Nascimento, Belo Horizonte -
MG.
6) Ducha Moringa, João Carlos Nehring Ferreira, Londrina-PR.
7) Estojo de Canetas, Manoel Perez Santana, Cuiabá – MT.
8) Fruteira Palito, Ginovan Paulo de Lima, Rondonópolis-MT.
9) Jogo de Mesa Feito Confeito, Fernanda Manco Lemos, Goiânia-GO.
10) Jóia Vida, Lia Paletta, Belo Horizonte-MG.
11) Linha Raízes da Terra, Tânia Regina Pardo, SINOP-MT.
12)Luminária Pipa, Artur Caron Mottin, Belo Horizonte - MG.
13) Xiloteca Brasilis, Rodrigo Calixto, Rio de Janeiro-RJ.
 
CATEGORIA MÓVEIS
I – Modalidade Estudante (vinte e um inscritos, nove selecionados):
1) Banco Retalho, Wanderson Limeira, UNESP, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Campus de Bauru – Barra Bonita-SP, orientado pelo professor Tomás Queiroz Ferreira Barata
2) Cadeira Detalhes, Leandro Eustáquio Vidal Melo, Tocantins - MG, Universidade do Estado de Minas Gerais, orientado pelo professor e coordenador Eduardo Wilke.
3) Criado Mágico, Maria Noemi da Silva e Itamara Sorian Tocantins de Moraes, UNIC – Universidade de Cuiabá, orientadas pela professora Rejane Luiza Koppenhagen Wamzer.
4) Kuarup, Elisiane da Silva Pereira - Belo Horizonte – Universidade do Estado de Minas Gerais - MG, professora orientadora Tamanta Cidaley .
5) Mesa de Centro Criativa, Adriana Conceição dos Reis e Morgana Acevedo,UNIC- Universidade de Cuiabá, orientadas pela professora Rejane Luiza Koppenhagen Wamzer.
6 ) Mesa de Centro Enelis, Silene Sokolowicz,UNIC – Universidade de Cuiabá, orientada pela professora Rejane Luiza Koppenhagen Wamze.
7) Miroka, Álvaro Assis Pontes, Marcelo Coelho Pereira e Nathalia Siqueira Totti , UNESP- Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Campus de Bauru, orientados pelo professor Tomás Queiroz Ferreira Barata, Bauru-SP.
8) Poltrona Jardineira, Otávio Guerra Mesquita Coelho e Alexandre Lindenberg Utchitel, Mooca FAU Design - São Paulo, orientados pelo professor Júlio Maia.
9) Unique, Gabriel de La Cruz Mota e Manoel Gomes da Fonseca Netto- UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, orientados pelos professores: Mauricio Guimarães de Oliveira e Humberto da Silva Metello.
Obs. A seleção do Banco Unique está condicionada ao uso de uma imagem regional para o estofado.
 
II – Modalidade Designer (vinte e nove inscritos, dezenove selecionados):
1) Aparador Guarani, Gabriel Alvim, Belo Horizonte – MG.
2) Banco Gonzaguinha, Rodrigo Calixto, Rio de Janeiro- RJ.
3) Banco Ianomani, Sergio J. Matos, Campina Grande –PB.
4) Banco 360º, Simone Mazza, Mongaguá-São Paulo.
5) Banco Trovador, Ricardo Graham Ferreira, Nova Friburgo-RJ.
6) Banco Xique Xique, Sergio J. Matos, Campina Grande-PB.
7) Banqueta Lotus, Rodrigo Calixto, Rio de Janeiro – RJ.
8) Cabideiro Memphis, Rodrigo Calixto, Rio de Janeiro-RJ.
9) Cadeira Iquique, João Carlos Nehring Ferreira, Londrina-PR.
10) Caixinha Porta trecos, Simone Mazza, Mongaguá – São Paulo.
11) Camarim Podre de Chique, Jéssica Emanoela Vieira Cunha, Cuiabá- MT.
12) Chaise Long Rede, Thiago José Porto de Souza, Fernando Rezende Faria e Gilberto Almeida Júnior, Cuiabá-MT.
13) Chaise Long Tuiuiu, Rafael Cruz Bianchini, Ubá-MG.
14) Mesa Click, Simone Mazza, Mongaguá-São Paulo.
15) Mesa Galho, Sergio J. Matos, Campina Grande-PB.
16) Mesa Paraoara, Marcos Martins Souza, Marituba-PA.
17) Mesa Recorte, Lia Paletta, Belo Horizonte – MG.
18) Poltrona Pareci, Marilia Sugai Ogama, Cuiabá-MT.
19) Tamborete Vinco, Gilberto Maciel dos Anjos, Poxoréu-MT.
Obs. A seleção da Poltrona Pareci é condicionada à aplicação de grafismo da Cultura Pareci.
A seleção da Cadeira Iquique é condicionada ao uso de fibras naturais da região de Mato Grosso.
 
III - Modalidade Indústria (Nove inscritos, seis selecionados):
1) Becah Indústria e Comércio de móveis Ltda-ME, Cuiabá-MT, pelo Criado Bororo, com design de Gilberto Ameida Junior, Fernando Rezende de Faria e Thiago José Porto de Souza.
2) Leonideo de Oliveira ME, Várzea Grande-MT, pela Poltrona Fuxico, com design de Cristiana de Oliveira.
3) Milanflex Indústria e Comércio de Móveis Ltda, Cuiabá-MT, pela Cadeira Roquira, com design de: Rafael Guilhermo Siqueira Silva Greve.
4) Solo Norte Madeira Ltda, Cuiabá-MT, pela Mesa Turbone,com design de Gabriel de La Cruz Mota e Manoel Gomes Fonseca Netto.
5) Z3 Indústria e Comércio de artefatos e Móveis de Madeira Ltda., Cuiabá- MT, pelo Conjunto Madonna, com design de Maria Amélia Zapata Lorite.
6) Z3 Indústria e Comércio de artefatos e Móveis de Madeira Ltda, Cuiabá- MT, pelo carrinho Marcela, com designer de Maria Amélia Zapata Lorite.
 
Diante do universo constituído pelos trabalhos concorrentes nesta edição, o júri faz as seguintes recomendações para os selecionados:
1) Os autores dos trabalhos selecionados na primeira fase deverão enviar, à coordenação do Prêmio
Endereço: 4º Prêmio SENAI Design da Terra – SENAI Cuiabá, Avenida XV de novembro, 303, Centro Sul – Cuiabá-MT, CEP 78020-300. Os produtos ou protótipos, acompanhados quando necessário de manual de montagem, zelando pela qualidade de acabamento dos produtos e/ou protótipos, por sua proteção em embalagens seguras e retornáveis
2) Deverá ser encaminhado um CD ROM contendo o memorial descritivo conforme mencionado no regulamento, em arquivo PDF e um texto para a imprensa de 700 a 1000 caracteres (com espaço), apresentando o conceito, aspectos de redução do impacto ambiental e/ou valorização da cultura regional, bem como os materiais empregados e os principais diferenciais da solução, abrangendo o aproveitamento e transformação da matéria prima, o contexto social e mercadológico, assim como sua configuração. Ainda no mesmo CD ROM inserir 03 fotos do produto (em formato JPG e resolução de 300 DPI), estas fotos serão utilizadas para a reprodução do catálogo.
O prazo para recebimento dos produtos ou protótipos será do dia 16 ao dia 22/11/2010 até as 17h00min horas, caso o participante não cumpra este prazo será desclassificado.
A retirada dos produtos ou protótipos deverá ocorrer no período de 13 à 17/12/2010 e será de responsabilidade de cada participante, o SENAI não se responsabilizará por salvaguardar os produtos após esta data.
Os trabalhos foram encerrados às dezessete horas do dia vinte e sete de setembro de dois mil e dez, cuja ata é lavrada por Leda Chiaparini, presidente da Comissão Organizadora e assinada pelos membros da Comissão Julgadora do 4º Prêmio SENAI Design da Terra – Concurso de Design Artesanal e Industrial do Mato Grosso.

Confira uma entrevista realizada com o coordenador explicou o coordenador da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (Uetec), Valdir Perreira da Souza Júnior

[

 

 

 

Fonte: Leda Chiaparini

  • Comentar
  • Compartilhar no Orkut
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook

Conteúdo Portal Moveleiro

Logo Portal Moveleiro
R. Lauro Linhares, 2055 - Sala 509 - Torre Flora
Florianópolis - SC - Brasil
sac@portalmoveleiro.com.br
© 2011 copyright - Portal Moveleiro +55 48 3025-5454

Portal Moveleiro nas redes sociais: Twitter Facebook Orkut