Faça do Portal Moveleiro sua página inicial Indique o Portal a um amigo Anuncie Assine o Portal Moveleiro SAC Versión en español

Assinante Portal Moveleiro: (Não sou assinante)

   

Terça-Feira, 05 de Abril de 2011

Inovar é a regra, mesmo quando se fala em matérias-primas

Inovar é a regra, mesmo quando se fala em matérias-primas Inovar é a regra, mesmo quando se fala em matérias-primas

Indústrias apresentaram na Fimma produtos que buscam aumentar a produtividade, gerar redução de custos e acompanhar tendências

O segmento de matérias-primas esteve representado na Fimma Brasil 2011 por diversos fornecedores que apresentaram novidades em tintas, vernizes, vidros, painéis de madeira, laminados e papéis decorativos, fitas de borda, revestimentos para estofados, colas, adesivos, entre outros produtos, além de novas tecnologias que buscam agregar agilidade ao processo produtivo e maior competitividade aos fabricantes de móveis.

Os laminados e papéis decorativos mostraram muitas novidades em padrões, tanto madeirados como coloridos. Em geral, as empresas do segmento investiram em pesquisas de mercado, visitando feiras nacionais e internacionais, ouvindo consumidores, fabricantes de móveis e lojistas, e utilizando estas pesquisas como ponto de referência para o desenvolvimento de padrões que se enquadram nas tendências detectadas neste trabalho.

As fitas de borda seguiram o mesmo rumo, mostrando a preocupação de desenvolver produtos que seguem o estilo dos padrões de papéis e laminados decorativos. Assim, todos estes produtos de acabamento chegam ao mercado seguindo as mesmas tendências.

Em muitos casos, essas tecnologias foram inspiradas em padrões internacionais, trazendo ao setor moveleiro do Brasil a oportunidade de agregar aos seus produtos padrões mundiais de qualidade a um preço competitivo.

Novos desenhos, cores neutras e tecnologias que visam a agregar uma sensação diferenciada ao toque foram os pontos que se destacaram entre os fabricantes de revestimentos.

A exemplo das indústrias de papéis decorativos, o segmento mostrou estar empenhado em acompanhar tendências mundiais. Para tal, efeitos tecnológicos encarregaram-se de reproduzir com fidelidade os traços legítimos da madeira, da serra,  exemplo, ou mesmo o toque idêntico a algum tecido. Além disso, uma diversificada linha de papéis especiais para a fabricação de laminados decorativos de alta e baixa pressão, com a garantia de qualidade dos produtos finais compuseram este segmento.

A personalização do projeto mobiliário foi o aspecto valorizado pelos fabricantes de acabamentos. Brilho e toque foram detalhes de classificação apresentados aos visitantes mais exigentes. O olfato também esteve em destaque no estande da Masisa, produtora de painéis. A empresa aliou à tecnologia de alto brilho à possibilidade de agregar aroma durante a fabricação do painel.

Laminados decorativos também esbanjaram tecnologia. A possibilidade de se agregar qualquer desenho ou textura aos painéis de madeira está ainda mais variada. Entre as cores, impossível elencar a gama. No que diz respeito às estampas, missão quase impossível. No entanto, o padrão madeirado ainda esteve em evidência, inclusive, com a apresentação de novos padrões, como os com veios esbranquiçados.
 

  

Fonte: Andreia Dalla Colletta - Portal Moveleiro

  • Comentar
  • Compartilhar no Orkut
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook

Conteúdo Portal Moveleiro

Logo Portal Moveleiro
R. Lauro Linhares, 2055 - Sala 509 - Torre Flora
Florianópolis - SC - Brasil
sac@portalmoveleiro.com.br
© 2011 copyright - Portal Moveleiro +55 48 3025-5454

Portal Moveleiro nas redes sociais: Twitter Facebook Orkut