Faça do Portal Moveleiro sua página inicial Indique o Portal a um amigo Anuncie Assine o Portal Moveleiro SAC Versión en español

Assinante Portal Moveleiro: (Não sou assinante)

   

Quarta-Feira, 04 de Maio de 2011

ESPECIAL - Oferta x demanda de painéis de madeira

ESPECIAL -  Oferta x demanda de painéis de madeira ESPECIAL - Oferta x demanda de painéis de madeira

O mercado brasileiro de painéis de madeira está em processo de consolidação e apresenta grande dinamismo

 
O mercado brasileiro de painéis de madeira ainda está em processo de consolidação e apresenta grande dinamismo, sobretudo no segmento de MDF, cujo consumo cresceu bem acima da taxa média do setor nos últimos 12 anos. Quando se compara tal crescimento com a evolução do PIB nacional, a diferença é ainda maior.
 
 
O setor de painéis de madeira brasileiro apresenta grande dinamismo, reflexo da competitividade do setor florestal brasileiro e da qualidade e da ampla aceitação do produto nacional no mercado doméstico. Nesse contexto, o apoio financeiro do BNDES na implantação, na modernização e no aumento de escala, bem como nos plantios florestais, vêm se mostrando importante, o que aumenta a relevância do bom entendimento acerca dos mecanismos que movem o setor.
 
 
Para os próximos quatro anos, há expectativas de crescimento de cerca de 8% a.a, além da elevação da utilização da capacidade de produção em 2012 com novos projetos de indústrias do setor. Um exemplo é a Duratex, que já anunciou a ampliação com novos centros de produção.
Confira entrevista com o diretor comercial da empresa.
 
No Brasil, pelo menos 73% do consumo dos painéis de madeira reconstituída advém da indústria de móveis (comercialização direta), mas há uma parcela não desprezível comercializada por revendedores (18%), que atendem tanto a pequenos fabricantes de móveis quanto à indústria da construção civil. No geral, a indústria moveleira configura-se, direta ou indiretamente e com ampla vantagem, como a principal consumidora de painéis de madeira no país.
Mantida a taxa de crescimento médio de dois dígitos, a capacidade adicional em 2012 seria absorvida no ano seguinte, iniciando-se novo ciclo de investimentos já em 2013.
Confira uma entrevista com o presidente da Abipa (Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira), Alexandre Coelho, falando sobre o comportamento deste mercado no cenário atual e as perspectivas de evolução.
 
 
 
No que se refere ao mercado externo deste segmento, muito importante para esse tipo de painel, contata-se que continuará retraído pelos efeitos da crise econômica internacional, e que, no âmbito interno, o consumo desse produto continuará sendo deslocado pelo consumo do MDP e do MDF. Nesse contexto, a perspectiva é de que os próximos anos não serão exatamente tão bons para o segmento de compensados.
De acordo com a opinião de diversos especialistas e de executivos das principais empresas do setor, o processo de consolidação deve continuar. Espera-se para os próximos anos mais uma ou duas transações envolvendo fusão ou aquisição.

 

 

Fontes: Abipa / BNDS

Fonte: Indaira Laureano | Portal Moveleiro

  • Comentar
  • Compartilhar no Orkut
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook

Conteúdo Portal Moveleiro

Logo Portal Moveleiro
R. Lauro Linhares, 2055 - Sala 509 - Torre Flora
Florianópolis - SC - Brasil
sac@portalmoveleiro.com.br
© 2011 copyright - Portal Moveleiro +55 48 3025-5454

Portal Moveleiro nas redes sociais: Twitter Facebook Orkut