Faça do Portal Moveleiro sua página inicial Indique o Portal a um amigo Anuncie Assine o Portal Moveleiro SAC Versión en español

Assinante Portal Moveleiro: (Não sou assinante)

   

Sexta-Feira, 09 de Dezembro de 2011

Sindicato de Arapongas aponta crescimento de 5% para o setor moveleiro em 2011

Sindicato de Arapongas aponta crescimento de 5% para o setor moveleiro em 2011 Sindicato de Arapongas aponta crescimento de 5% para o setor moveleiro em 2011

Produção de dormitórios alavanca aumento no faturamento do setor,Mesmo com a recessão industrial apresentada no último trimestre do ano, o presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (SIMA), Nelson Poliseli, estima que as indústrias moveleiras da região terminem 2011 com um crescimento econômico médio de cerca de 5% em relação ao ano passado. Os maiores índices se devem à linha de produção de guarda-roupas, que cresceu em torno de 10%, em virtude dos novos padrões de consumo da classe C.

O segmento de cozinhas apresentou estagnação em relação a 2010 e a movimentação no mercado de móveis para salas, estantes e racks sofreu uma retração de cerca de 5%. O diretor da indústria de móveis para cozinha Kit´s Paraná, José Carlos Arruda, afirma que o crescimento para o setor foi abaixo do esperado. “Obtivemos apenas a reposição dos índices de inflação”, revela.

Os principais fatores para os resultados foram os entraves cambiais no comércio exterior, o aumento das importações e a ameaça de uma nova crise mundial, causada pelo endividamento dos Estados Unidos e de países europeus. Arruda atribui o problema à instabilidade econômica mundial, mas, sobretudo, ao impacto das vendas de eletrônicos e eletrodomésticos da linha branca. “Neste momento, o apelo do consumidor por tecnologia é muito grande”, afirma.

Arruda observa também que a redução no IPI de alguns eletrodomésticos influenciou diretamente o mercado moveleiro. “O varejo se mostrou estocado no final de ano e, apesar das liquidações, o apelo do IPI reduzido deve influenciar o mercado de móveis até o mês de março”, disse Arruda.

No parque de Arapongas, as exportações correspondem a cerca de 5% do faturamento. O Brasil ocupa a 13ª posição no ranking dos maiores produtores mundiais de móveis e é o 30° maior exportador do mundo. Ivan Cleber Martins Oliveira, diretor comercial da indústria Moval, afirma que as exportações de dormitórios devem continuar e a produção está em crescimento. “Estamos com um parque fabril com capacidade adaptada ao desenvolvimento previsto para os próximos anos”. Em 2010, o polo de Arapongas atingiu o faturamento de mais de R$ 1,2 bilhões e exportou cerca de US$ 88 milhões. De acordo com Oliveira, a perspectiva da indústria é atingir o dobro do PIB, cerca de 10%, em 2012.

Investimentos

Nelson Poliseli justifica o leve crescimento pela redução dos investimentos por parte dos empresários do setor. “Os financiamentos continuam acessíveis. Para melhorar a qualidade e quantidade produzida é preciso investir em máquinas modernas”, comentou. A expectativa de crescimento para 2012 em relação a este ano é pequena.

Cristiane Fernandes, executiva de Marketing da indústria Santos-Andirá, afirma que as exportações foram significativas em 2011. “Acreditamos que 2012 continuará bom para as exportações”, disse a executiva da empresa que fabrica dormitórios e tem a América do Sul como principal mercado importador.

Empregos

Não há estimativas quanto ao aumento no número de vagas de trabalho. Somente neste ano, mais de 40 empresas da região entraram com pedido de férias coletivas. A contenção nos investimentos, no entanto, reflete na estagnação das contratações. “O mercado está em compasso de espera”, disse Poliseli, presidente do SIMA.

Em todo o parque há 11 mil postos de trabalho na indústria moveleira e quatro mil trabalhadores indiretos. Neste ano algumas empresas investiram em aquisição de novas máquinas. “Como aumentamos nosso parque fabril e consequentemente foram contratadas mais pessoas, para 2012 manteremos o mesmo número de funcionários”, disse a executiva Cristiane Fernandes.

De acordo com especialistas, o país só voltará a crescer no segundo trimestre de 2012. A estagnação da economia no terceiro trimestre do ano é a razão para uma recém iniciada recessão da indústria brasileira. Ainda de acordo com o presidente do SIMA, as empresas do parque industrial de Arapongas se mantém capitalizadas e com previsão de estabilidade nas exportações.

Fonte: Dulce Mazer para o Portal Moveleiro

  • Comentar
  • Compartilhar no Orkut
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
FIMMA 2015

Conteúdo Portal Moveleiro

Logo Portal Moveleiro
R. Lauro Linhares, 2055 - Sala 509 - Torre Flora
Florianópolis - SC - Brasil
sac@portalmoveleiro.com.br
© 2011 copyright - Portal Moveleiro +55 48 3025-5454

Portal Moveleiro nas redes sociais: Twitter Facebook Orkut