Faça do Portal Moveleiro sua página inicial Indique o Portal a um amigo Anuncie Assine o Portal Moveleiro SAC Versión en español

Assinante Portal Moveleiro: (Não sou assinante)

   

Terça-Feira, 01 de Dezembro de 2015

Projeto executivo de arquitetura e sua importância para a obra

Projeto executivo de arquitetura e sua importância para a obra Projeto executivo de arquitetura e sua importância para a obra

Todo projeto de arquitetura passa por várias fases antes de ser executado e entregue. E é na última fase que é apresentado o projeto executivo de arquitetura. Mas você conhece a importância deste material?

 

 

 

É no projeto executivo de arquitetura que o arquiteto e o contratante determinam todos os detalhes da obra, definindo e finalizando todos os pormenores do projeto, de acordo com as necessidades apresentadas. Dessa forma, ambos ficam cientes de todas as decisões e especificações necessárias para a execução da obra. Tratado como um manual de instrução da obra por muita gente, é no projeto executivo de arquitetura que se encontram todos os documentos necessários para a compreensão do projeto básico, como plantas, perspectivas e cálculos.

O projeto executivo também é o momento de fazer todas as compatibilizações necessárias da obra, para não haver surpresas desagradáveis durante o processo de execução. Plantas antigas são cruzadas com novas e com os projetos complementares, evitando possíveis interferências do novo projeto nas infraestruturas pré-existentes e arquitetura do espaço, diminuindo, como por exemplo, o risco de tubulações, dutos e vigas se cruzarem, causando atrasos na entrega da obra.

O projeto executivo de arquitetura contém a referência de todos os elementos que serão necessários durante a obra, dos equipamentos solicitados pela equipe de construção aos acabamentos que serão instalados antes da entrega. Todas as informações, das mais simples às mais complexas, precisam estar descriminadas no projeto para o seu bom andamento.

Como seu próprio nome já diz, o projeto executivo de arquitetura deve ser desenvolvido por um arquiteto. Entretanto, essa etapa é muitas vezes ignorada por muita gente, principalmente aqueles que tem pressa na entrega da obra. No entanto, ter um profissional de arquitetura realizando este tipo de projeto é fundamental para a segurança e o bom andamento da obra. Quem estiver pensando em construir ou reformar precisa do auxílio de um arquiteto, não só para desenvolvimento do projeto, mas também porque realizar uma obra sem a participação de profissional qualificado é perigoso e ilegal.

Fonte: Casa 3 Arquitetura

  • Comentar
  • Compartilhar no Orkut
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook

Conteúdo Portal Moveleiro

Logo Portal Moveleiro
R. Lauro Linhares, 2055 - Sala 509 - Torre Flora
Florianópolis - SC - Brasil
sac@portalmoveleiro.com.br
© 2011 copyright - Portal Moveleiro +55 48 3025-5454

Portal Moveleiro nas redes sociais: Twitter Facebook Orkut