Faça do Portal Moveleiro sua página inicial Indique o Portal a um amigo Anuncie Assine o Portal Moveleiro SAC Versión en español

Assinante Portal Moveleiro: (Não sou assinante)

   

Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2017

Prêmio internacional de arquitetura da Schindler chega à fase de definição dos finalistas

Prêmio internacional de arquitetura da Schindler chega  à fase de definição dos finalistas Prêmio internacional de arquitetura da Schindler chega à fase de definição dos finalistas

Na 7ª edição do Schindler Global Award (SGA), especialistas de renome internacional se reuniram em São Paulo para avaliar os projetos. Anúncio dos vencedores será em abril

 

 

 

O time de jurados da 7ª edição do Schindler Global Award (SGA) se reuniu em São Paulo, na última semana, para a etapa final de avaliação dos projetos enviados por estudantes de todo o mundo.

O prêmio propõe o desafio de usar a mobilidade como um catalisador para a mudança, incluindo concepção de espaços públicos e infraestrutura, com ênfase à integração da população aos elementos urbanos e uso dos espaços.

Com temática focada no bairro da Vila Leopoldina, na cidade de São Paulo, o SGA 2017 desafiou os alunos a elaborarem projetos para a área da Ceagesp – visto que há uma iniciativa em andamento que estuda a transferência do complexo para outra região, o que deixaria a área livre para propostas de desenvolvimento urbano.

Formado por 13 profissionais ligados à área de arquitetura e urbanismo e de renome nacional e internacional, o júri tem a missão de escolher os projetos que melhor propuserem soluções urbanísticas, considerando o potencial da nova região e à integração ao contexto local, fortalecendo a cidade e a área como um todo.

“Em todo o mundo estamos acompanhando esse movimento de transformação no qual as grandes indústrias se deslocam das zonas centrais, deixando grandes áreas disponíveis para serem desenvolvidas. Entendemos que o prêmio é uma forma da empresa se inserir neste contexto, estimulando reflexões sobre soluções que contribuam para o desenvolvimento urbano.

E estamos especialmente honrados porque o tema do prêmio, que é reconhecido internacionalmente, este ano está focado no Brasil”, reforça André Inserra, Presidente da Atlas Schindler. Os vencedores serão anunciados em abril em uma cerimônia de premiação em São Paulo quando serão entregues os prêmios em dinheiro, que alcançam US$ 100 mil. Os especialistas que integram o corpo de júri do SGA, são:

• Adriana Levisky (Brasil): Arquiteta urbanista titular do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, vice-presidente da AsBEA São Paulo (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), representante do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) na CEUSO (Comissão de Edificações e Uso do Solo), conselheira do CMPU (Conselho Municipal de Política Urbana de São Paulo) e conselheira do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável). É graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP.

• Carlos Leite (Brasil): Urbanista com mestrado e doutorado pela FAU-USP e pós-doutorado pela Universidade Politécnica da Califórnia. É professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor visitante em diversas instituições internacionais (CalPoly, IaaC Barcelona). É diretor licenciado de Stuchi & Leite Projetos e Consultoria em Desenvolvimento Urbano. Membro licenciado do Núcleo de Estudos Urbanos da ACSP (Associação Comercial de SP) e também do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro. Em 2017 foi nomeado Diretor da São Paulo Urbanismo pela nova administração da cidade.

• Ciro Biderman (Brasil): Economista, é professor nas áreas de administração pública e econômica na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui doutorado em economia pela FGV e pós-doutorado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Sua área de estudo se relaciona com urbanismo e economia e políticas públicas.

• José Castillo (México): Arquiteto e urbanista. Graduado em arquitetura pela Universidade Iberoamericana com mestrado e doutorado na área pela Harvard Graduate School of Design (GSD), instituição onde leciona. É palestrante internacional e contribuiu como jurado em diferentes premiações como Progressive Architecture Awards, Sudapan Endless Strips Competition e Mayors Challenge, realizado pela Bloomberg Philantropies.

• Anna Dietzsch (Brasil): Formada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1992, possui Mestrado em Harvard em Desenho Urbano. Morou em Nova York por quase 15 anos e há cerca de cinco coordena, aqui no Brasil, o DBB.ArC - filial brasileira do escritório Davis Brody Bond, especializado em projetos culturais e institucionais como o Memorial e Museu 11 de Setembro (Ground Zero, NY), o Museu Afro Americano do Smithsonian (Washington) e a reforma e adição da Biblioteca Pública de NY na 42nd Street (NY).

• Elisabete França (Brasil): Arquiteta formada pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desde 2013, é Diretora de Planejamento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo. É professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e no curso de especialização em Planejamento e Gestão de Cidades, do núcleo de estudos da USP.

• Georgeen Theodore (Estados Unidos): Arquiteta e urbanista, é diretora e professora associada da New Jersey Institute of Technology.

• Hubert Klumpner (Suíça): Arquiteto, professor de Arquitetura e Urbanismo na ETH – a Escola Politécnica Federal de Zurique.

• Paòla Vigano (Itália): Arquiteta e urbanista, é professora de urbanismo e de projeto urbanista nas Universidade IUAV de Veneza e da Escola Politécnica Federal de Lausanne.

• Fernando Mello de Franco (Brasil): Arquiteto, é o atual ex-Secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo.

• Sandro Pincherle (Brasil): Diretor da Federação Internacional Imobiliária (FIABCI- Brasil) e integrante do conselho do Secovi São Paulo.

• Neil Runcieman (Suíça): Diretor de Comunicação do Grupo Schindler.

• Claudio Bernardes (Brasil): Presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).

Fonte: approach

  • Comentar
  • Compartilhar no Orkut
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook

Conteúdo Portal Moveleiro

Logo Portal Moveleiro
R. Lauro Linhares, 2055 - Sala 509 - Torre Flora
Florianópolis - SC - Brasil
sac@portalmoveleiro.com.br
© 2011 copyright - Portal Moveleiro +55 48 3025-5454

Portal Moveleiro nas redes sociais: Twitter Facebook Orkut