Faça do Portal Moveleiro sua página inicial Indique o Portal a um amigo Anuncie Assine o Portal Moveleiro SAC Versión en español

Assinante Portal Moveleiro: (Não sou assinante)

   

Quarta-Feira, 17 de Maio de 2017

Evonik inova processo de fabricação do AEROSIL® e elimina uma etapa na produção de tintas

Evonik inova processo de fabricação do AEROSIL® e elimina uma etapa na produção de tintas Evonik inova processo de fabricação do AEROSIL® e elimina uma etapa na produção de tintas

Novo processo de fabricação do AEROSIL® permite que os fabricantes de tintas e revestimentos eliminem uma etapa inteira da produção.

 

 

 

 

Uma inovação no processo de fabricação da sílica pirogênica AEROSIL®, permite aos fabricantes de tintas e revestimentos eliminarem uma etapa inteira da produção. A eliminação da moagem de esferas reduz a utilização de máquinas, o tempo de produção e os custos.

A inovação abre a possibilidade de combinar umectação e dispersão – duas etapas que, até agora, eram executadas em sistemas separados (dissolver e moinho de esferas) – em uma única etapa de processo.

Após o VP RS 92 ser produzido com sucesso em escala piloto (e está disponível em forma de amostras), o desenvolvimento de outros produtos AEROSIL® em versões de fácil dispersão está em andamento. A busca dos clientes em reduzir os custos do processo de dispersão não é nenhuma novidade. A utilização de um moinho de esferas para criar a dispersão perfeita é a etapa de processamento mais desafiadora do ponto de vista técnico e mais onerosa em tempo na fabricação de tintas e revestimentos.

O termo “fácil de dispersar” (ou “E2D”, abreviado) foi escolhido para descrever as propriedades únicas desses produtos (i.e., facilmente disperso), que estão agora prontos para amostragem. Com o lançamento do VP RS 92, a Evonik agora dispõe de uma versão E2D do seu conhecido AEROSIL® R 972.

Medições da distribuição do tamanho das partículas demonstraram haver uma diferença crucial entre os dois produtos da família AEROSIL®: enquanto o espectro da partícula da versão padrão do AEROSIL® R 972 é dividida em duas frações, o novo processo resulta em somente uma, a fração mais fina. A eliminação das partículas maiores permite aos fabricantes de tintas e revestimentos renunciar aos processos de moagem que envolvem altas forças de cisalhamento (moagem de esferas, por exemplo).

Com o objetivo de testar as suas características de processamento, efeitos reológicos e propriedades ópticas dentro de um sistema de revestimento, o produto padrão foi processado usando procedimentos de moagem de esferas padrão, enquanto o produto experimental foi preparado exclusivamente no dissolver.

Os resultados em viscosidade, brilho, turbidez (haze) e profundidade de cor (jetness) estavam todos em acordo e dentro da margem de erro. Também se observou uma redução significativa e absoluta no tempo de processamento, mesmo à medida que o grau de dispersão aumentava.

As curvas de viscosidade em altas e baixas taxas de cisalhamento foram idênticas dentro da faixa de viscosidade avaliada, o que demonstra uma vantagem crucial do produto E2D: pelo fato dele produzir o mesmo nível de eficiência e as mesmas características ópticas, os fabricantes não precisam ajustar as formulações existentes, e novas formulações podem ser criadas seguindo as mesmas normas dos revestimentos anteriores.

Além disso, as versões de fácil dispersão de sílicas pirogênicas são quimicamente idênticas aos produtos AEROSIL® correspondentes. Um ponto importante a destacar aqui é que não se usa nenhum tipo de aditivo, o que deixa esses produtos tão compatíveis com sistemas de revestimento quanto os produtos padrão usuais.

O uso da sílica de fácil dispersão irá diminuir os tempos de processamento e limpeza e as perdas de produção, enquanto a eliminação da etapa de moagem de esferas, reduz os custos de investimento e manutenção, especialmente na produção de vernizes.

Os fabricantes de pigmentos também oferecem produtos que podem ser dispersados em dissolver, abrindo a possibilidade de formular revestimentos coloridos sem a necessidade de um moinho de esferas.

Os fabricantes de tintas e revestimentos querem reduzir os custos da etapa de dispersão e as sílicas pirogênicas atendem esse desejo de duas maneiras: além de reduzir a quantidade de componentes necessária para o processamento produtivo, elas também reduzem o tempo necessário para obter um grau otimizado de dispersão — um desenvolvimento que, em última análise, reduz os custos de produção.

Fonte: Comuniquese

  • Comentar
  • Compartilhar no Orkut
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook

Conteúdo Portal Moveleiro

Logo Portal Moveleiro
R. Lauro Linhares, 2055 - Sala 509 - Torre Flora
Florianópolis - SC - Brasil
sac@portalmoveleiro.com.br
© 2011 copyright - Portal Moveleiro +55 48 3025-5454

Portal Moveleiro nas redes sociais: Twitter Facebook Orkut