Faça do Portal Moveleiro sua página inicial Indique o Portal a um amigo Anuncie Assine o Portal Moveleiro SAC Versión en español

Assinante Portal Moveleiro: (Não sou assinante)

   

Quinta-Feira, 25 de Maio de 2017

Arquitetos criam conceito inovador em projetos de interiores

Arquitetos criam conceito inovador em projetos de interiores Arquitetos criam conceito inovador em projetos de interiores

Plataforma digital conecta quem quer reformar o apartamento com arquitetos e designers de maneira 100% online

 

 

 

 

 

A plataforma ArkDek tem como proposta viabilizar reformas com apoio técnico de um projeto, até 60% mais barato e 50% mais rápido do que a maneira tradicional.

O conceito foi idealizado por três arquitetos de São Paulo e colegas de faculdade, Fernanda Castilho, Ivan Cassola e Rafael Haiashida, que buscavam uma forma inovadora de atuar no ramo de arquitetura e projetos de interiores.

Desejo de fazer a diferença A vontade do grupo de criar algo que revolucionasse surgiu no início de 2015, quando uma pesquisa realizada em conjunto pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e o Datafolha apontou que 85% das pessoas que haviam construído ou reformado não utilizaram o apoio técnico de um profissional.

O mais impressionante é que 70% das pessoas que foram entrevistadas gostariam de ter um arquiteto para auxiliar na reforma, mas julgavam ser um serviço caro.

“Com esse dado alarmante em mãos decidimos buscar soluções digitais para resolver o problema da falta de projetos nas obras e, consequentemente, criar oportunidades para os arquitetos conquistarem um mercado que ainda não havia sido explorado”, comenta Ivan Cassola.

Entraram para o mundo das startups e, logo no início, foram convidados para expor no WebSummit, um grande evento de startups realizado em Dublin, na Irlanda, no final de 2015. No evento puderam comprovar que o problema da carência de apoio técnico na hora de reformar é uma questão global.

Vantagens para ambas as partes O objetivo da plataforma é atingir as pessoas que provavelmente não contratariam arquitetos porque consideram um serviço caro, mas que ao mesmo tempo gostariam de ser beneficiadas por um profissional.

A ideia é fornecer para esse público, projetos técnicos de maneira rápida, totalmente customizada, com preços acessíveis e sem perder a qualidade. Mas se não perde a qualidade, como consegue ser mais barato? É simples, uma parte considerável dos custos de um projeto feito por um arquiteto está atrelado a atividades que demandam muito tempo dos profissionais como captação do cliente, levantamento métrico, briefing, entre outros. Através do ArkDek, o processo de desenvolvimento do projeto acontece online, o que diminui o trabalho do arquiteto e o custo para o contratante.

“A ideia do Arkdek é retirar do arquiteto todas essas horas que não estão diretamente ligadas ao projeto. Ou seja, o arquiteto no ArkDek vai trabalhar efetivamente menos horas do que da maneira tradicional e, com isso, o valor do projeto ficará menor, não por cobrarem menos, mas sim, pela otimização do tempo de trabalho”, explica Ivan.

Com todas as informações nas mãos do arquiteto, um projeto que tradicionalmente demoraria 45 dias para ser executado, no sistema do Arkdek, pode ser executado em 20 dias. Ou seja, com a plataforma o arquiteto tem a possibilidade de ganhar muito mais do que da maneira tradicional, nesses mesmos 45 dias (um pouco mais de 6 semanas) conseguiria desenvolver de 2 a 3 projetos diferentes.

E para o contratante as vantagens também são enormes, um projeto de interiores, se bem elaborado, pode reduzir em até 25% os custos da execução da obra e evitar os famosos retrabalhos e transtornos com fornecedores. E tem outro detalhe importante, a reforma ficará dentro da lei, porque de acordo com a NBR 16280 é necessária a apresentação de projetos, desenhos, memoriais descritivos e documentos que comprovem a responsabilidade técnica pelo projeto, assim como, para a execução e supervisão da reforma.

Passo a passo do projeto online O usuário acessa a plataforma, seleciona os arquitetos cadastrados que mais gostar, define quais ambientes quer reformar e fica sabendo na hora o valor do projeto.

A partir de informações do usuário, como imagens de referência do que gostaria de ter em sua reforma, os arquitetos selecionados apresentam uma planta conceito de projeto para que o contratante defina quem irá executar o projeto completo. No prazo de até 20 dias úteis após a escolha definitiva do arquiteto, o projeto com todo o detalhamento necessário para executar a reforma, estará à disposição do usuário.

O consumidor também pode optar por fazer reuniões via Skype com o arquiteto e solicitar alterações, de acordo com o pacote de serviços adquirido. “Todos os projetos passam por verificação de qualidade antes de serem entregues ao cliente.

O contratante tem a vantagem de receber um projeto duplamente certificado, pois além de contar com a assinatura de um arquiteto qualificado, ainda é validado pelo corpo diretivo do ArkDek”, ressalta Cassola.

Ao adquirir um pacote no site o cliente receberá em formato PDF um projeto completo com: – Planta conceito do projeto: Planta com imagens de referência e layout que demonstra o conceito do projeto a ser desenvolvido pelo arquiteto.

– Planta de demolir e construir: Planta indicando quais paredes devem ser demolidas e quais devem ser construídas. – Planta de layout: Planta com a localização de todos os móveis e suas medidas – Planta de iluminação: Planta com a localização e tipos de luminárias necessárias em seu apartamento. – Plantas de tomadas – hidráulica: Planta com a localização de todos os tipos de tomadas necessárias para o projeto, e mudanças na tubulação hidráulica. – Planta de forro: Planta com a localização, alturas e detalhes necessários para a instalação de forro ou roda-teto. – Planta de acabamentos: Planta com a definição e localização dos pisos e revestimentos do seu projeto. – Lista de compras: Lista com a descrição, quantidades, marca e modelos dos materiais utilizados em seu projeto.

Os pacotes começam a partir de R$ 500,00 por ambiente, e quanto mais ambientes forem escolhidos, mais desconto o cliente pode obter. Se a compra for acima de 7 ambientes, o desconto pode chegar a 15%. E o valor pode ser parcelado em até 12 vezes.

O conceito do ArkDek de democratizar a arquitetura e torná-la acessível ao maior número possível de pessoas, chamou atenção e a empresa foi selecionada, entre mais de 150 startups inscritas, no processo de aceleração da Masisa Lab, laboratório de inovação da Masisa (Multinacional de produtos de madeira voltados para a indústria moveleira).

“Através dos projetos de arquitetura mais acessíveis queremos atingir um mercado inexplorado, o que gera um impacto positivo tanto para os empreendedores quanto para os usuários. Estamos construindo a ponte que liga essas duas pontas”, enfatiza Ivan Cassola.

Fonte: Comunicação Conectada

  • Comentar
  • Compartilhar no Orkut
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook

Conteúdo Portal Moveleiro

Logo Portal Moveleiro
R. Lauro Linhares, 2055 - Sala 509 - Torre Flora
Florianópolis - SC - Brasil
sac@portalmoveleiro.com.br
© 2011 copyright - Portal Moveleiro +55 48 3025-5454

Portal Moveleiro nas redes sociais: Twitter Facebook Orkut